ArtigosNotícia

O que é execução de título?

 

Os exemplos são vários: cheque, nota promissória, contrato assinado por duas testemunhas etc. O detentor de um título extrajudicial vencido e não pago pode iniciar um procedimento que objetiva a assegurar-lhe o recebimento da quantia ali representada. A esse procedimento dá-se o nome de “execução

 

 

O que é título executivo extrajudicial e judicial?

 

Há duas espécies de título executivo, o judicial e o extrajudicial. O título executivo judicial é formado mediante atuação jurisdicional, enquanto o título executivo extrajudicial é formado por ato de vontade das partes envolvidas na relação jurídica de direito material (ou somente de uma delas)

 

 

O que é ação de execução de título judicial?

 

São medidas coercitivas que invariavelmente, objetivam fazer com que determinada obrigação seja cumprida, além de, naturalmente, multas. Diante dos pressupostos da execução e dos requisitos do título executivo, a sentença, na fase de cumprimento/execução deve apresentar liquidez certeza e exigibilidade.

 

 

O que é ação de execução de título executivo extrajudicial?

 

O processo de execução contém a disciplina da ação executiva própria para a satisfação dos direitos representados por títulos executivos extrajudiciais. Execução por título extrajudicial é, por definição, toda aquela que se apoia em título executivo produzido fora de qualquer processo jurisdicional.

 

 

O que é uma ação de execução?

 

ACAO DE EXECUCAO. A denominada Ação de Execução é a iniciativa, promovida pelo credor, através de atos processuais legais, para exigência do cumprimento forçado de um direito reconhecido pela legislação vigente ou por decisão judicial.

 

 

O que é um título judicial?

 

Desde que a sentença, acórdão ou decisão interlocutória reconheça a exigibilidade de obrigação de fazer, não fazer, entregar coisa ou pagar quantia, constituirá título executivo judicial. O reconhecimento acerca da exigibilidade da obrigação pode estar contido em decisão de cunho declaratório ou condenatório.

 

 

Quais são os pressupostos do processo de execução?

 

Os pressupostos são requisitos necessários a existência e validade de qualquer processo, estes são averiguados na etapa de juízo de admissibilidade, exame de formalidade a qual se analisa se houve ou não o cumprimento das regras da ação de execução. Os pressupostos da ação de execução são: legitimidade, competência, inadimplemento, título executivo judicial ou extrajudicial líquido, certo e exigível.

 

 

Qual é o prazo de prescrição da ação de execução?

 

prazo para ajuizamento da ação de execução individual de título judicial é de dois anos do trânsito em julgado da decisão proferida na ação coletiva.

 

 

Qual o prazo de prescrição de título executivo judicial?

 

Prescreve em cinco anos a pretensão executiva fundada em título judicial contra a Fazenda Pública. Súmula 150 do STF.

 

 

O que é processo de execução no novo CPC?

 

processo de execução está disciplinado a partir do art. 771, CPC e compreende a duas espécies, de maneira que são definidas quanto ao título que está sendo executado. A execução cujo objeto é o título judicial é denominada cumprimento de sentença. A estrutura das duas espécies é o título.

 

 

O que é a execução no processo Civil?

 

O processo de execução tinha por objetivo efetivar a regra sancionatória contida numa sentença proferida em processo de conhecimento condenatório (título executivo judicial), ou contida em certos títulos que a lei confere o mesmo efeito da sentença – a executividade (título executivo extrajudicial).

 

 

O que é o arresto de bens?

 

Arresto de bens no Processo Civil:

No Processo Civil, o arresto de bens é uma providência cautelar que permite a apreensão judicial dos bens do devedor, a decretar mediante solicitação do credor que tenha justo receio de perder a garantia patrimonial do seu crédito.

 

 

Qual a diferença entre arresto sequestro e penhora?

 

Arresto: apreensão de quaisquer bens de um devedor necessário à garantia de dívida líquida e certa. Sequestro: é a apreensão judicial de um determinado bem, objeto de uma lide. Penhora: ato judicial pelo qual se tomam os bens do devedor.

 

 

Como se defender de uma execução de título extrajudicial?

 

Quando a execução se fundar em título executivo extrajudicial, a defesa do executado ocorre através de embargos do executado (arts. 914 ao 920 do CPC/2015). … É a hipótese de fundamento de embargos é o pagamento da dívida, ou qualquer outra causa de extinção da obrigação.

 

 

Como se defender de uma execução judicial?

 

No cumprimento de sentença, o meio típico de defesa do executado é a impugnação, cujo prazo de apresentação é de 15 dias, contados da data da intimação para o pagamento voluntário da obrigação constante do título executivo judicial (arts. 523 e 525 do CPC).

 

Possuir um apoio jurídico para títulos de crédito é de vital importância, somente um advogado especializado em direito empresarial e direito comercial possui o conhecimento necessário tanto para conduzir a etapa de negociações quanto a de cobranças, garantindo a recuperação do seu crédito e a boa saúde do seu negócio sem que o cliente possa se sentir coagido, evitando processos contra a sua empresa.

 

Quer saber mais sobre o papel do advogado na cobrança de títulos de crédito?

Entre em contato conosco caso precise de serviços de cobrança de títulos ou mesmo caso tenha alguma dúvida!

 

Jorge Santos Advocacia

Advogado em Goiânia

Advogado em Goiás

Advogado cobrança cheque, contrato, confissão de dívida, títulos de créditos, nota promissória