Consultoria Para Associação de Proteção Veicular

O Mercado da Proteção Veicular

As Associações de Proteção Veicular teve um aumento significativo no Brasil. É um nicho de mercado novo.

As associações e cooperativas que atuam no segmento de PROTEÇÃO VEICULAR têm como objetivo o auxílio mútuo de seus associados e cooperados em relação à segurança e conservação de seus veículos. De um modo geral são constituídas amparadas pelo Código Civil brasileiro e Constituição Federal (art. 5º, XVII CF). O funcionamento das associações de PROTEÇÃO VEICULAR não possui nenhum impedimento legal, responsabilizando-se solidariamente de conformidade com os princípios do associativismo e cooperativismo embasado na Lei Federal 5.764/ 7.

Uma nova ordem econômica que aponta para o associativismo, a proteção veicular é ofertada por associações que fazem parte de um sistema de socorro mutuo.

O Brasil tem cerca de 84 milhões de veículos registrados. No entanto, apenas ¼ deles possui algum tipo de seguro ou proteção veicular. Há muito mercado para ser explorado, pois nessa conta não entraram tratores, implementos agrícolas, bicicletas, motos entre outros produtos.

A maior parte da frota brasileira não tem seguro. Os números variam conforme a fonte, mas, na média, 70% dos veículos circulam sem cobertura, de acordo com a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSEG).

O Que é a Proteção Veicular?

A proteção veicular é uma forma de proteger seu veículo sem um gasto elevado. Esse serviço tem sua cobertura financiada a partir de um rateio. Nesse sistema os associados dividem entre si os custos mensais dos eventos que ocorrem nesse período (roubos, furtos, colisões, entre outros). O valor geralmente é menor que o de um seguro convencional e costuma ser menos burocrático.

O serviço de proteção veicular é administrado por uma associação e o número de associados pode vir a influenciar no custo mensal. No entanto, o custo da mensalidade nem sempre é definido pelo número de associados, pois envolve outros fatores como, por exemplo, a quantidade de eventos ocorridos naquele mês exato.

Como Surgiu a Proteção Veicular no Brasil?

A Proteção Veicular no Brasil surgiu de forma colaborativa, com uma iniciativa popular. A finalidade clara dessa iniciativa é sanar a enorme carência existente em relação à proteção patrimonial, causada pelo caos na segurança pública.

Ao que tudo indica, as primeiras associações de Proteção Veicular surgiram na década de 80 no estado de São Paulo, sobretudo o maior desenvolvimento foi na cidade de Betim – Minas Gerais. Foi uma solução encontrada pela classe dos caminhoneiros transportadores de veículos, de cargas inflamáveis e etc. Eles se viam totalmente desprotegidos e quando pensavam em fazer um seguro o mesmo equivalia a mais de 50% do seu valor.

Vendo isso, consumidores começaram a enxergar no colaborativismo, a união para conseguir força e assim conquistar benefícios e preços acessíveis.

Sabendo um pouco da história de como e quando surgiu a Proteção Veicular, vamos falar um pouco das suas diferenças em relação ao seguro.

Como Criar uma Associação de Proteção Veicular?

Mas a grande questão de uma pessoa ou grupo de pessoas que quer iniciar essa atividade é o como fundar uma Associação de Proteção Veicular devidamente legalizada. Para fundar e formatar uma associação até o ponto dela começar a comercializar legalmente adesões é processo trabalhoso que demanda um conhecimento específico da área.

Da Parte Jurídica: Fundação e Manutenção da Associação de Proteção Veicular

A questão jurídica é de fundamental importância tanto para a fundação como para a manutenção legal e saudável de uma Associação. Por isso, deve ser realizada por um profissional competente e conhecedor não só do Direito, mas do negócio em si. O conhecimento apenas das questões legais básicas está longe de ser o ideal para a manutenção de uma Associação.

Seu funcionamento está amparado pelo Código Civil Brasileiro e Constituição Federal (art.5º, XVII CF). Esse artigo assegura o direito do cidadão de formar cooperativas, desde que seja para finalidade lícita e que satisfaça as necessidades de um grupo.

Além disso, as associações de Proteção Veicular têm seu funcionamento de acordo com os princípios do associativismo e cooperativismo embasado na Lei Federal 5.764/7, que legitimam sua legalidade. Cabe ressaltar que as associações de Proteção Veicular não oferecem seguros. O sistema de rateio (divisão de despesas) não se assemelha com o funcionamento das seguradoras.

Ainda no campo jurídico, é necessário ressaltar que são de vital importância as orientações de como a diretoria deve ou não proceder, pois até uma palavra que muitas Associações estão utilizando de forma errada tem acarretado diversos problemas na justiça, por isso, ao abrir uma Associação, é necessário ser criterioso na escolha do profissional que fará a assessoria jurídica.

A Criação da Identidade e Divulgação da Associação

Toda empresa que irá iniciar seus negócios precisa primeiramente de construir uma identidade visual. Com uma Associação de Proteção Veicular não é diferente. A identidade visual é composta pela logomarca Associação, a tipografia, as cores escolhidas. Tudo isso será de vital importância na confecção dos materiais necessários para administração e divulgação da Associação: cartão de visitas, flyers, banners, papel timbrado, folders, contratos, cartões, crachás, painel, apresentações etc. Portanto, ao se iniciar uma Associação, deve-se escolher uma empresa competente e responsável para o desenvolvimento da identidade visual.

A Divulgação na Internet 

Uma Associação de Proteção Veicular não deve começar sem existir na internet. A internet se tornou hoje uma ferramenta essencial para qualquer empresa. Milhares de potenciais clientes estão navegando na internet todos os dias, por isso, é necessário estar presente onde seus clientes estão.

É recomendável que, ao iniciar uma Associação, seja escolhida uma empresa competente para o desenvolvimento de um website moderno, atraente, e responsivo. Através do website, a Associação poderá divulgar seus serviços e receber contatos de seus clientes.

Além da criação do website, também é de fundamental importância fazer um trabalho de divulgação nas mídias sociais, como o Facebook e Instagran, por exemplo. Quem não está na internet, simplesmente não existe para milhares de pessoas. A internet dá autoridade para novos negócios.

Informatização da Associação

Toda Associação precisa de adquirir ou mesmo criar um programa para informatização de suas atividades, para o controle dos associados, controle de planos cadastrados, controle financeiro, controle de consultores, gestores, regionais etc. Portanto, ao fundar uma Associação, deve-se dar atenção especial na escolha do software ideal que irá atender todas as necessidades práticas da Associação.

 

Parcerias e Terceirizações para Associação de Proteção Veicular

As Associações que estão começando suas atividades irão precisar contratar empresas terceirizadas para dar o suporte de assistência 24hs, rastreamento, perícia de sinistro, entre tantas outras que precisam ser reguladas para que a associação de proteção veicular venha a “rodar”.

Consultoria e assessoria para constituir associação de proteção veicular

Com muito trabalho desenvolvido, a Jorge Santos Advocacia elaborou uma assessoria completa para você que deseja iniciar uma associação de proteção veicular, visando a desburocratização e facilitando o acesso às principais informações necessárias  para abertura da mesma, reduzindo as preocupações através de uma excelente consultoria e assessoria jurídica .

Somos profissionais altamente qualificados, para auxiliar e assessorar o inicio de uma Associação de proteção veicular. Consulte nos se você tem vontade de empreender no ramo de associações de proteção veicular.